Tenho uma hérnia de disco! Preciso operar?

08/04/2019

Com a evolução e disseminação dos exames de imagem, muitas alterações são visualizadas antes mesmo de causarem sintomas. Mas quando uma hérnia de disco é diagnosticada, ela precisa ser tratada?

O desgaste natural da coluna no decorrer da vida faz com que a maioria das pessoas tenham uma protusão ou uma hérnia discal, mas somente algumas delas se tornarão sintomáticas, ou seja vão incomodar.

Das hérnias de disco sintomáticas, menos de 10% vão necessitar um tratamento cirúrgico. Na maioria das vezes, o tratamento com medicamentos, cuidados ergonômicos e fisioterapia leva à resolução do quadro.

Quando há persistência da dor ou comprometimento da força, o tratamento neurocirúrgico pode ser indicado. Dependendo das características da hérnia e dos sintomas, pode ser indicada uma infiltração localizada, uma cirurgia endoscópica ou a microcirurgia. Esta é realizada por uma pequena incisão de aproximadamente 3 cm e o paciente deixa o hospital no dia seguinte, caminhando para casa. A artrodese ou colocação de parafusos habitualmente não é necessária para o tratamento das hérnias discais.

Cuide da sua coluna!

Movimente-se! 

A prevenção é o melhor tratamento!