Medula presa ou Thetered cord

12/06/2018

Recentemente houve grande mobilização popular devido ao menino Rafael, que estava apresentando uma piora progressiva dos movimentos dos membros inferiores e não conseguia mais andar. Após uma campanha de arrecadação com a colaboração do Clube Atlético Paranaense, Rafael foi avaliado e submetido a tratamento cirúrgico em uma clínica especializada em Barcelona/Espanha. Esta clínica propaga a liberação do Filum terminale na região sacral para o tratamento da síndrome de Arnold Chiari com theterd cord/medula presa.

A diversidade de fatores que influenciam neste problema, traz complexidade para a avaliação e diagnóstico destes pacientes. O ponto principal se encontra na escolha da proposta terapêutica e do procedimento cirúrgico a ser realizado, sendo que a técnica cirúrgica em si é de domínio amplo dos neurocirurgiões pediátricos dedicados.

A alta capacitação dos neurocirurgiões do nosso grupo, possibilita a realização deste tipo de cirurgia também aqui em Curitiba com experiência e destreza diferenciadas. O desenvolvimento de centros dedicados de estudo e diagnóstico, como o de Barcelona, ajuda no entendimento da doença, dos sintomas relacionados e no aprimoramento do tratamento, sendo de muito valor.

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/05/menino-se-recupera-de-grave-doenca-com-ajuda-de-time-de-futebol.html