Cavernomas do Sistema Nervoso Central

10/08/2022

O cavernoma cerebral (hemangioma cavernoso ou malformação cavernosa) é uma alteração de pequenos vasos, que formam um pequeno novelo de vasos malformados (semelhante a uma amora). Com maior frequência, são únicos e sem causa específica. Outras vezes, podem ser múltiplos e estarem relacionados a alterações cromossômicas, com caráter familiar.
O cavernoma cerebral é uma lesão benigna e não tem relação com processos tumorais. Ocorrem em menos de 1% da população e habitualmente, são achados de exames de imagem e permanecem assintomáticos durante toda a vida. Entretanto, em alguns, podem ocorrer pequenos sangramentos, podendo provocar sintomas. Nestes casos, pode haver indicação para tratamento. A ressecção microcirúrgica é o tratamento de escolha.
Os cavernomas do tronco cerebral e medulares se tornam sintomáticos com maior frequência. Devido aos riscos de sequelas, tanto de um sangramento, quanto da abordagem cirúrgica, estas são as lesões mais desafiadoras.
A escolha do momento oportuno para a indicação da remoção cirúrgica é muito importante. Colocando aqueles riscos em lados opostos de uma balança, visamos poupar o paciente de sequelas de sangramentos e expô-lo ao menor risco cirúrgico possível. A exteriorização do cavernoma em uma superfície cerebral é muitas vezes imprescindível para evitar sequelas importantes.
Técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, neuronavegação (GPS cerebral) e monitorização neurofisiológica intraoperatória auxiliam no sucesso do tratamento.
Mas a experiência e qualidade da equipe cirúrgica são os fatores mais importantes para o sucesso do tratamento para cada paciente individualmente.


Crie seu site grátis!